COMO LIDAR
COM ESSA SITUAÇÃO.
Deparar-se
com uma marca de mordida ao buscar o filho na escola não é fácil para nenhuma
mãe. Mas por que essa situação é tão comum? Como lidar com ela frente à família
da criança mordida?
Estas são
apenas algumas dúvidas dos profissionais de Educação Infantil. Mas não há, a
princípio. Motivo para pânico. Fato comum entre as crianças de 06 meses a 03
anos, as mordidas fazem parte de uma etapa muito importante do desenvolvimento
infantil, na qual a criança leva à boca tudo o que encontra pela frente. Nessa
fase a criança entende o que acontece ao seu redor e se comunica de forma
gestual, pois não consegue faze-lo verbalmente. As mordidas não são formas de
agressividade ou inimizade, mas de se comunicar e de conseguir algo.
Ao iniciar o
processo de socialização, a criança usa recursos que já conhece para se
relacionar. Se sua relação com o mundo ainda é oral, orais serão as suas
manifestações.
COM OS PAIS
O sentimento
de tristeza e de insatisfação, quando nosso filho é mordido é normal, pois
muitas vezes, desconhecemos que esta mordida faz parte do desenvolvimento
infantil.
Evidentemente,
trata-se de uma situação delicada e que precisa ser enfrentada da melhor
maneira possível, mas com a parceria Escola / Família, num exercício de
paciência e atenção é possível superar essa face com sucesso.
PUNIÇÃO
FUNCIONA?
Quando as mordidas
ocorrem, a solução não é a punição pura. O caminho é usar um tom de voz firme e
uma expressão facial que mostrem a criança que mordeu que sua atitude é
inaceitável, pois fere o amigo, e que exige um pedido de desculpas. A criança
que mordeu deverá acompanhar os cuidados do machucado que provocou no colega
como uma forma de perceber que o seu ato trouxe conseqüências ruins.
PREVENÇÃO
Nos que
trabalhamos com a Educação Infantil sabemos que é impossível impedir as
mordidas entre os pequenos. Mas que podemos minimizar o problema mantendo uma
postura cuidadosa e de vigília.
Vale
ressaltar que, à medida que a criança cresce e encontra outras formas de
expressar seus desejos, afetos e descontentamentos, gradativamente ela deixa de
recorrer a esse tipo de comportamento. No entanto, quando o habito de morder se
prolonga por muito tempo, é bom ter um olhar atento, pois algo não vai bem.
Há artigos de
revistas como " Nova escola" que fala exatamente sobre isto
ressalta que há um período da infância em que comumente vemos crianças dando
mordidas ao primeiro sinal de estresse. Isso porque, nos primeiros anos de
vida, as crianças passam pelo que chamamos de “fase oral”.
O termo,
criado pelo pai da psicanálise Sigmund Freud, explica o estágio mais primitivo
de desenvolvimento, quando as necessidades, percepções e modos de expressão da
criança estão originalmente concentrados na boca, lábios, língua e outros
órgãos relacionados com a zona oral. As crianças na idade oral ainda não
verbalizam com fluência e a linguagem do corpo acaba sendo mais eficaz. Nesta
fase ela é egocêntrica, o que significa que imagina que o mundo funciona e
existe por causa dela. Portanto, em sua concepção, tudo o que deseja deve ser
prontamente atendido e, quando isso não ocorre... Nhack
A mordida é
uma das primeiras formas de relacionamento, seja pela disputa de objetos ou
pela atenção; o que a criança deseja ao morder um amiguinho não é agredi-lo,
mas sim obter de forma rápida algum objeto ou chamar atenção. Pais e educadores
devem entender que a liberdade para a disputa é fundamental para o
desenvolvimento humano, mas é claro que devem se empenhar para que esse
comportamento seja controlado, incentivando a criança a utilizar sempre a
linguagem verbal.
A passagem da
fase acontece de forma gradativa, quando a criança sai do egocentrismo e começa
a descobrir o prazer de brincar com o outro, quando se inicia o processo
efetivo de socialização e conforme as crianças crescem, elas aprendem a
controlar suas emoções e se expressar através da fala, deixando a mordida de
lado. “O importante é que tanto a escola quanto os pais saibam usar este
momento para ensinar á criança regras de convivência”.
Fim das mordidas
As mordidas costumam acontecer entre 1 e 2 anos de idade, o que
não quer dizer que seja aceitável que a criança saia por aí distribuindo
dentadas
Morder pode ser a forma de uma criança demonstrar insatisfação
enquanto não sabe expressar as emoções com palavras
Fique atento se a criança tornar o comportamento um hábito,
principalmente se já estiver maiorzinha. Nesse caso, morder pode ser sinal de
problemas de relacionamento, ciúmes ou conseqüência de agressões
Nunca bata no seu filho se ele morder um amiguinho. Converse com
ele, quantas vezes for preciso, sobre outras formas de conseguir o que deseja
Criança que morde começa a ser rejeitada pelo grupo. Por isso,
corrija seu filho ao primeiro sinal de agressividade
Nunca ceda a um capricho só porque ele ameaçou bater ou morder
alguém. Reprima a atitude e mostre o quanto o comportamento é inaceitável
Se seu filho for mordido, nunca o incentive a fazer o mesmo com
a outra criança. Mostre que o coleguinha não fez por mal e sugira que ele
brinque com outras crianças até que essa fase passe .
Se ainda assim a criança reagir à agressão, não faça disso um
problema. Meninos que cedem facilmente e não brigam pelo seu espaço também
merecem cuidados, já que faz parte do desenvolvimento infantil criar
estratégias de defesa.
Nunca vá tirar satisfação com o pai da criança que bateu. Deixe
que, com a orientação dos adultos, a garotada se entenda.
É minhas
caras amigas educadoras e curiosos a respeito do comportamento infantil e
humano, nada na verdade parece ser o que é realmente é, não é???
Pois é, a
criança é uma caixinha de
surpresas que podem ser
agradáveis ou não, depende de quem as conduz.
Observar as
fases de desenvolvimento é o caminho para muitos problemas futuros que são
facilmente agregados a personalidade ainda em formação.
1 comentários:
Gostei muito!
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